ANAJATUBA recebe a visita da Equipe do TCE-MA para a validação do IEGM.

Auditores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) estiveram em Anajatuba-Ma para a validação-piloto das informações do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).  A equipe do TCE-MA,representada pelo auditor de controle externo, Sr. Giordano Mochel e o Sr. Robert, foi recebida pelo PREFEITO SYDNEI PEREIRA.

O IEGM mede a qualidade dos gastos municipais e avalia as políticas e atividades públicas do gestor municipal. Também apresenta, em longo prazo, se a visão e objetivos estratégicos dos municípios estão sendo alcançados de forma efetiva, ou seja, se o planejamento adotado pela gestão está em consonância com as necessidades da sociedade.

O TCE estabeleceu como meta a validação de 100% dos municípios que responderam ao questionário do IEGM. A validação consiste na verificação in loco das informações prestadas pelos gestores nas áreas abrangidas pelos questionários: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.

“A exemplo de outros Tribunais do país, o TCE maranhense adotou o IEGM como peça obrigatória das prestações de contas. É importante observar que as visitas de validação deste índice têm caráter técnico e pedagógico, diferentemente das auditorias e fiscalizações realizadas pelo órgão”, disse o auditor Giordano Mochel.