Vestibular Ensinar - UEMA

Durante cerimônia realizada no Palácio dos Leões, ocorreu a Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Prefeitos da Maranhão, dentre eles o Prefeito Sydnei Pereira acompanhado da Secretária Municipal de Anajatuba a Sra. Rosário de Fátima Machado Sanches, representando Anajatuba. Através das articulações e culminando nesta reunião o nosso Município foi contemplado com um polo do Programa Ensinar de Formação de Professores.

A UEMA dedica-se há 26 anos aos programas especiais de formação de professores. Com o Programa Ensinar, o intuito é que cerca de 3.000 professores sejam formados até 2021, e comecem a atuar na educação básica do Maranhão.

A coordenadora geral do Programa Ensinar, Regina Célia Castro, comentou sobre a escolha dos municípios para oferta dos cursos de formação docente.

“Os polos onde funcionará o Ensinar são fruto de um levantamento de vários aspectos como onde já haviam ofertas de cursos de instituições públicas ou particulares, além de dados do IBGE para identificar onde teria uma demanda maior por professores. Este momento de expansão do Programa é resultado de uma avaliação e expertise que a UEMA tem”, afirma.

“O Programa Ensinar não é um programa da UEMA, é um programa de Estado, que se perfila em um conjunto de iniciativas do governo estadual no sentido de transformar, pela educação, a vida das pessoas. Por ser um programa de Estado, cabe à UEMA representar o Estado do Maranhão na liderança da formação dos professores, e faz isso por ter tradição em formar professores da educação básica há 26 anos. Em todos os 217 municípios maranhenses têm professores formados pela UEMA, logo, para além da missão de gerar conhecimento novo e formar profissionais, a universidade assume um compromisso público com a educação básica do Maranhão”, disse o reitor Gustavo Costa, durante a solenidade.

O edital do vestibular, lançado no dia 27 de abril possui todas as informações como período de inscrições, data e local da prova (este edital pode ser baixado no menu Atos Oficiais). O vestibular do Ensinar está previsto para ocorrer em julho deste ano e as aulas iniciem em meados de setembro. Serão ofertadas vagas para Licenciaturas nos cursos de Matemática, Letras, Ciências Biológicas e Química

A Prefeitura Municipal de Anajatuba através da Secretaria de Educação, mediante ação de trazer para nosso Município o polo do Programa Ensinar proporciona a oportunidade de continuidade de estudos de moradores do nosso município, proporciona a possibilidade de melhores condições de empregabilidade e renda e acima de tudo contribui melhoria na formação de profissionais da educação que ainda não ingressaram em uma graduação, o que favorecerá a melhoria contínua da qualidade de ensino para nossos estudantes.