Educação

Projeto BOMBEIROS MIRINS - Anajatuba

Com a experiência de 20 anos de existência, o Projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) já alcançou mais de 25 mil crianças. Atualmente, o trabalho é realizado em 17 polos por todo o Maranhão.

Por conta do trabalho de excelência realizado, o Vereador Saulo sentiu a necessidade de trazer para Anajatuba os benefícios do Projeto Bombeiro Mirim, e assim o mesmo articulou com o poder público municipal através da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal, a parceria com o Ten. QOCBM Welton Martins Coordenador do Projeto “Bombeiro Mirim” da 3ªCIBM.

A DIVULGAÇÃO

 

No dia 26 de abril de 2018, o desejo da realização do Projeto em Anajatuba foi difundido entre a população anajatubense através da palestra de divulgação que aconteceu na U.I. Maria Rabelo Bogéa, onde foram expostas as informações, detalhes e datas importantes, como constaria no EDITAL. A ocasião contou com a presença de várias autoridades civis, militares, políticas e da sociedade civil, dentre elas, destacaram-se o Prefeito Municipal Sidney Costa Pereira, o Vereador Saulo Fabiano Machado Sanches, a Secretária Municipal de Educação Rosário de Fátima, o Sargento José Roberto Gonçalves Alves Cmt. da 4ª Cia do 28º Batalhão de Policia Militar, o 1º Ten. QOCBM Welton Martins Coordenador do Projeto “Bombeiro Mirim” da 3ªCIBM.

 

A população abraçou a ideia por compreender a importância desta iniciativa que oferece atividades que estimulam a boa conduta social respeito e disciplina, sempre correlacionadas com as instruções práticas que envolvem técnicas de salvamento, primeiros-socorros, ordem unida, defesa civil, proteção ambiental, prevenção e combate a incêndios e orientações contra acidentes domésticos. Estava notório o envolvimento da sociedade civil e do poder público municipal em inserir as crianças e jovens anajatubenses nas atividades do Bombeiro Mirim.

 

Mais um passo importante foi percorrido no dia 15 de junho, data marcada para o sorteio das 100 crianças que inicialmente participariam, 127 crianças e jovens de 10 a 14 e anos inscreveram-se, sendo que 04 inscritos foram desclassificados pela ausência dos responsáveis no local do sorteio. Durante o sorteio dos 100 participantes, pode-se observar a ansiedade e a expectativa por parte dos presentes, mesmo sabendo que os não sorteados já teriam vaga garantida para 2019.

 

O SORTEIO

 

Eram 100 as vagas disponíveis para implantação do projeto, daí a necessidade de sorteio. Ao serem preenchidas as 100 vagas disponibilizadas a Sra. Rosário de Fátima Machado Sanches (Secretária Municipal de Educação), solidarizou-se com a intenção de cada um em participar, e assim estendeu a todos os presentes a oportunidade de ingressarem no Projeto Bombeiro Mirim. Com esta atitude, a mesma foi ovacionada por todos os presentes no recinto e recebeu abraços emocionados de agradecimento. “Ficando assim criadas as duas primeiras turmas do Projeto Bombeiro Mirim em Anajatuba”.

A partir de então, restava aos pais adquirirem parte do enxoval (Calça, cinto, tênis, meia e redinha para cabelo), uma vez que a Prefeitura Municipal de Anajatuba e a Secretaria Municipal de Educação comprometeram-se com a doação das camisas vermelhas, camisetas brancas e shorts para atividades físicas. A euforia e a ansiedade só aumentavam com a proximidade do lançamento do Projeto Bombeiro Mirim em Anajatuba no dia 22 de julho de 2018, na ocasião das festividades de aniversário da cidade.

O 1º TREINAMENTO

  

 

 

Como parte dos preparativos para o grande momento do lançamento do projeto, no dia 20 de julho, foram entregues parte dos uniformes confeccionados pela prefeitura municipal e o primeiro treinamento das crianças, onde aprenderam noções básicas de ordem e as primeiras instruções, agora só aguardar o dia, em que finalmente as 123 crianças e jovens anajatubenses serão apresentados como Bombeiros Mirins Anajatubenses no dia 22 de julho, no 164º da cidade de Anajatuba.

 

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!