Formação Continuada para Professores da Educação Infantil

Base Nacional Comum Curricular (foi publicada no dia 22 de dezembro de 2017) é um documento que determina o conjunto de competências gerais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica que inclui a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Vislumbrando o momento nacional e certa da necessidade de contribuir na formação humana integral com foco na construção de uma sociedade inclusiva, justa e democrática, é que a Prefeitura Municipal de Anajatuba, através da Secretaria Municipal de Educação está realizando capacitação dos profissionais da educação, através da formação continuada dos Gestores e supervisores; Professores da Educação Infantil; Professores do Ensino Fundamental de 1º ao 5º e de Professores do Ensino Fundamental de 6º ao 9º. O município entende que sem a formação continuada, a BNCC não será concretizada.

Nos dias 08 e 09 de maio de 2019, foi realizada a II Formação para Professores da Educação Infantil e como forma de melhor acompanhar o percurso da aprendizagem dos estudantes todos os supervisores foram convidados a estarem juntos com os professores de seus respectivos polos.

O município de Anajatuba entende que o professor é o principal agente de aplicação da BNCC e que os profissionais encontrarão uma série de desafios e deverão aprender a desenvolver as competências do estudante, além de aplicar metodologias diferenciadas na prática cotidiana de modo a garantir todos os direitos de aprendizagem.

As discussões na formação, giraram em torno das mudanças geradas com a BNCC e adequadas ao Documento do Território Maranhense. Uma grande mudança proposta pela BNCC na Educação Infantil está na definição de seis direitos fundamentais para as crianças de 0 a 5 anos:

• conviver;
  • brincar;
  • participar;
  • explorar;
  • expressar;
  • conhecer-se.

Outra mudança significativa, deu-se com a visão de que a criança não é mais apenas uma receptora das mensagens transmitidas pelos adultos, mas também é capaz de produzir cultura.

• O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

No momento das discussões, houve consenso de que o foco deve ser na aprendizagem por meio de experiências práticas, pesquisas e pelo envolvimento com a família e que práticas voltadas para a Tendência Tradicional precisam ser evitadas. Desta forma o professor da Educação Infantil age como mediador, ou seja, aquele que mostra caminhos, auxilia e orienta, deixando que o estudante trilhe a sua própria via na construção do conhecimento.

Este é o momento de um “Reinventar a Educação Infantil” e todos que compõem a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Anajatuba, estão empenhados para contribuir com a aplicação das mudanças requeridas pela BNCC.

Estas são alguns dos momentos vivenciados na formação: