Avaliação do INDIQUE (Indicadores da Qualidade da Educação) em Anajatuba

A Secretaria Municipal de Educação Cultura Desporto e Lazer de Anajatuba realizou no dia 25 de outubro às 8 horas no Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho, a Avaliação do INDIQUE (Indicadores da Qualidade da Educação). Esta avaliação é uma ação do Selo Unicef, que foi incorporada como uma política pública do Governo do Estado do Maranhão, o primeiro ciclo do INDIQUE está sendo desenvolvido na Educação Infantil.

A avaliação iniciou com a fala da Secretaria Municipal de Educação Cultura Desporto e Lazer, dando as boas-vindas aos presentes, reforçando a importância da Avaliação do INDIQUE, destacou ainda a relevância para o município de Anajatuba, de discutir com todos os integrantes da comunidade escolar e desta forma estender por toda a Educação Básica.

A professora Jocília Brito Viegas, Coordenadora Pedagógica e Chefe de Ensino, conduziu o processo de avaliação e orientou quanto à condução dos trabalhos. Os participantes (Pais, Profissionais da Educação Infantil e demais Servidores) foram divididos em 7 grupos de trabalho, e cada um discutiu sobre a dimensão e seus indicadores.

As dimensões da Educação Infantil discutidas foram:

1. Avaliação da Dimensão Planejamento Institucional;
  2. Avaliação da dimensão multiplicidade de experiências e linguagens;
  3. Avaliação da dimensão Interações;
  4. Avaliação da dimensão Promoção da Saúde;
  5. Avaliação da dimensão espaços, materiais e mobiliário;
  6. Avaliação da dimensão formação e condições de trabalho dos professores e demais funcionários,
  7. Avaliação da dimensão cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Após a discussão nos grupos, houve a apresentação à plenária onde foi possível a intervenção dos demais participantes. Ao término das explanações, foi elaborado um plano de ação com demandas a serem executadas nos prazos estabelecidos pelos participantes.