NOTÍCIAS

29-SET-2020

FPM de setembro fecha com queda de 21,51%; terceiro decêndio será creditado dia 30

#FINANÇA 29 DE SETEMBRO DE 2020 231

O mês de setembro fechará com uma queda de 21,51% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em comparação ao mesmo período de 2019. O valor, referente ao terceiro decêndio, será creditado na quarta-feira, 30 de setembro, será de R$ 1,9 bilhões, com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Quando somado o Fundo, o montante será de R$ 2.4 bi.

De acordo com a área de Estudos Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o 3º decêndio representa a base de cálculo dos dias 11 a 20 do mês corrente. Esse decêndio geralmente representa em torno de 30% do valor esperado para o mês inteiro.

Segundo os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o 3º decêndio de setembro de 2020, comparado com mesmo decêndio do ano anterior, apresentou queda de 2,72% em termos nominais, ou seja, sem considerar os efeitos da inflação. E quando o valor do repasse é deflacionado, levando-se em conta a inflação, comparado ao mesmo período do ano anterior, a queda é de 4,84%.

Acumulado

Com relação ao acumulado do ano, a área de Estudos Técnicos aponta que o valor total do FPM vem apresentando um quadro de queda. O total repassado aos Municípios no período de janeiro até o 3º decêndio de setembro de 2020 apresenta uma queda de 7,88% em termos nominais, ou seja, sem considerar os efeitos da inflação, em relação ao mesmo período de 2019. Ao considerar o comportamento da inflação, observa-se que o FPM acumulado em 2019 queda de 10,39% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A cada decêndio repassado neste ano de 2020, os gestores municipais ficam preocupados com perspectiva real de queda da transferência do FPM, principal fonte de receita para grande parte dos municípios. Diante de todos os compromissos assumidos pelos gestores, o fraco crescimento da economia tem trazido cada vez mais angústias. Os Municípios têm em sua frente um grande desafio, a pandemia do Covid-19.

Diante de todos os compromissos assumidos pelos gestores, a paralisação da economia devido à pandemia do novo coronavírus tem sido a maior preocupação e que ainda deve perdurar por longo período. Diante disso é importante ressaltar, que através da Medida Provisória (MP) 938/2020, como forma de Apoio Financeiro, o FPM tem a garantia que tenha os mesmos recursos repassados no mesmo período do ano passado como forma de mitigar os efeitos negativos na arrecadação.

Você, gestor, pode conferir o valor do 3º decêndio que será creditado para seu Município nas tabelas abaixo com informações por coeficientes e por Estado. Nelas consta os valores brutos do repasse do FPM e os seus respectivos descontos, os 20% do Fundeb, 15% da saúde e o 1% do Pasep.

Confira aqui quanto seu Município deve receber

CNM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração

100 dias da administração

Respeito ao servidor e aos aposentados e pensionistas

Há 26 dias

#Agricultura

Programa de Aquisição de Alimentos entra em ação em Anajatuba

Foi assinado hoje, 12/04j, o Termo de Cooperação para ex [...]

Há 33 dias

#vacinação

Vacinação no município segue a todo vapor

A imunização das comunidades quilombolas já está em andamento

Há 40 dias

#Educação

Sobre o início das aulas em Anajatuba

Leia o Comunicado Oficial publicado pela Secretaria Municipal de Educação

Há 45 dias

#anajatuba

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

Há 71 dias

#Saúde

PREFEITURA DE ANAJATUBA INVESTE NA SAÚDE DO MUNICÍPIO

O trabalho na saúde do município é uma prioridade [...]

Há 87 dias

#Saúde

PREFEITURA DE ANAJATUBA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR SOBRE O COVID-19

Com a participação do Ministério Público, [...]

Há 87 dias

#Saúde

PREFEITURA DE ANAJATUBA RECEBE AMBULÂNCIA PARA O MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Anajatuba, por meio da Secretaria de Sa&uacu [...]

Há 89 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito